Páginas do sítio
Disciplinas
Participantes
Escolas Profissionais
Mapa
Cursos
Promotores
Newsletter
Divulgação
Contactos
Há várias maneiras de apoiar estas escolas:
O desenvolvimento e crescimento da rede de escolas profissionais de Moçambique leva à necessidade de uma procura sistemática de diversos tipos de apoios para a consecução dos objetivos propostos.
Neste contexto, em cada um dos países e junto de um leque diversificado de atores locais, regionais, nacionais e internacionais, poderão ser obtidos diversos tipos de apoio, material ou financeiro.
Cabem neste conjunto de atores interessados em apoiar o projecto:
Estes atores poderão apoiar este projeto de diversas maneiras, nomeadamente;
a) Apoios financeiros diretos;
b) Apadrinhamento de alunos moçambicanos atribuindo-lhe uma bolsa que lhe permita continuar estudos em Portugal;
c) Oferta de livros, material informático, material oficinal, material de laboratório, etc;
d) Promoção do funcionamento, numa escola já existente, de novas ofertas formativas (novos cursos);
e) Oferta às escolas de vários tipos de equipamento, no âmbito do FAPP, (Fundo de Apoio a Pequenos Projectos), até ao montante de € 6.000,00 por escola.
f) Outras
A constituição (em Moçambique e em Portugal) de “Mesas Locais de Doadores”, em articulação com a entidade gestora do projeto, (Fundação Portugal África) podem desenvolver apoios complementares para melhoria e afirmação deste projeto.
Há também que encarar a possibilidade de docentes portugueses (quer da formação sociocultural quer da formação técnica, tecnológica e prática) poderem vir a desenvolver, em regime de voluntariado, nas escolas profissionais de Moçambique “clínicas pedagógicas” de curta duração que ajudem a formar e a informar técnica e pedagogicamente os professores moçambicanos.